Odontologia Restauradora

A odontologia restauradora foca em reparar ou substituir dentes danificados ou perdidos. Esses procedimentos ajudam a melhorar a saúde e a função oral. Restaurações dentárias comuns incluem coroas, pontes e implantes.

Fonte de reprodução: Youtube Dentista de Sucesso

O que é odontologia restauradora?

A odontologia restauradora foca em reparar ou substituir dentes . O principal objetivo da odontologia restauradora é melhorar a saúde bucal e a função mastigatória.

Dentistas generalistas — às vezes chamados de dentistas de família — realizam odontologia restauradora. Exemplos de procedimentos odontológicos restaurativos incluem coroas, pontes, implantes e dentaduras.

Você pode precisar de odontologia restauradora se tiver:

  • Cáries /deterioração dentária.
  • Dentes danificados ou quebrados.
  • Dentes faltando.

Odontologia Restauradora

Qual é a diferença entre odontologia restauradora e odontologia estética?

A odontologia restauradora foca em melhorar a saúde e a função oral. A odontologia cosmética foca em melhorar a aparência do seu sorriso.

Alguns procedimentos odontológicos oferecem melhorias funcionais e cosméticas (odontologia restauradora estética). Por exemplo, uma coroa dentária restaura a função de mastigação, mas também pode fazer seu sorriso parecer mais uniforme.

A odontologia restauradora lhe dá a melhor chance de uma saúde bucal duradoura. Seu dentista pode ajudar a restaurar seu sorriso para a função completa, consertando dentes danificados ou cariados. Isso melhora sua capacidade de comer, falar e mastigar.

Odontologia Restauradora

Detalhes do procedimento

Existem vários tipos diferentes de restaurações dentárias, dependendo das suas necessidades específicas de saúde bucal:

Quando bactérias corroem o esmalte do seu dente e causam um buraco, isso é chamado de cárie. Cáries menores geralmente são reparadas com obturações dentárias .

Durante esse procedimento, seu dentista remove a parte cariada do seu dente e, em seguida, preenche o buraco com um material composto da cor do dente. Isso interrompe a progressão da cárie dentária e reduz o risco de danos futuros.

Os dentistas usam coroas dentárias para reparar grandes cáries ou restaurar dentes quebrados. Às vezes chamada de capa, uma coroa se encaixa sobre todo o seu dente.

Para colocar uma coroa, seu dentista precisa remover um pouco do esmalte natural do seu dente. Então, eles vão alterar seu dente (raspar parte do seu dente para baixo) e então colocar uma coroa sobre ele.

Às vezes, uma cavidade é grande demais para uma obturação, mas pequena demais para uma coroa. Em um caso como esse, seu dentista pode recomendar um inlay ou onlay. Essas restaurações personalizadas se encaixam na estrutura natural do seu dente como peças de quebra-cabeça. Seu dentista as fixa permanentemente no lugar.

Inlays e onlays são semelhantes. Enquanto um inlay preenche a área entre as cúspides dos seus dentes, um onlay também cobre pelo menos uma cúspide.

Às vezes, uma cavidade ou rachadura penetra fundo o suficiente no seu dente para atingir a polpa. Se bactérias entrarem na polpa do seu dente, isso pode causar uma infecção dolorosa. Nesses casos, a terapia de canal é necessária.

Durante esse procedimento, seu dentista remove a polpa doente, incluindo os pequenos nervos e vasos sanguíneos dentro do seu dente. Em seguida, eles limparão e desinfetarão completamente as superfícies internas do seu dente e, em seguida, preencherão os canais com um material dentário emborrachado chamado guta-percha. Em seguida, eles colocarão uma obturação para selar o dente e evitar que bactérias entrem. Na maioria dos casos, pessoas que passam por tratamento de canal também precisam de uma coroa para fornecer resistência e suporte adicionais.

Uma ponte dentária pode substituir um único dente perdido ou uma fileira de dentes perdidos. Uma ponte consiste em dentes artificiais com coroas dentárias em ambos os lados. Seu dentista alterará (raspará) seus dentes naturais em ambos os lados do vão. Em seguida, eles colarão a ponte em seus dentes naturais. As coroas se encaixam sobre seus dentes naturais e os dentes artificiais cobrem o vão entre eles.

Odontologia Restauradora

Implantes dentários e Dentaduras

Um implante dentário é um pequeno pino rosqueado que substitui uma raiz dentária perdida. Uma vez que seu dentista adiciona uma coroa ao seu implante, ele funciona como um dente natural.

Seu dentista pode restaurar implantes dentários com coroas, pontes e até dentaduras. Ao contrário das coroas e pontes tradicionais, os implantes não exigem alteração dos seus dentes naturais. Muitos dentistas consideram os implantes o padrão ouro da substituição de dentes.

Dentaduras são outra opção tradicional de substituição de dentes. Dentaduras completas substituem um arco inteiro de dentes perdidos. Dentaduras parciais substituem vários dentes perdidos em diferentes áreas. As dentaduras ficam em cima das gengivas, e o maxilar embaixo as sustenta.

Você também pode optar por dentaduras suportadas por implantes . Esses aparelhos são semelhantes às dentaduras tradicionais. Mas, em vez de ficarem sobre suas gengivas para suporte, eles se prendem a implantes dentários. Isso oferece muito mais estabilidade em comparação às dentaduras convencionais.

Odontologia Restauradora

Riscos e Benefícios / Recuperação e Perspectivas

A odontologia restauradora oferece uma ampla gama de benefícios para pessoas de todas as idades. Por exemplo, ela pode:

  • Restaure a saúde bucal.
  • Melhora a função de mastigação.
  • Elimine a dor de dente.
  • Reduza o risco de problemas dentários no futuro.
  • Melhore a aparência do seu sorriso.

O risco mais comum é sensibilidade ou desconforto geral após um procedimento de odontologia restauradora. Muito raramente, você pode ter uma infecção ou uma reação alérgica aos metais usados.

Restaurações dentárias têm muito poucos riscos. Mas coroas, por exemplo, podem ficar lascadas ou soltas. Se você tem cáries profundas ou demora para obturar cáries, isso pode levar à terapia de canal ou extração dentária. Entre em contato com um dentista imediatamente se tiver um problema com seus dentes.

Depende de alguns fatores, incluindo o tipo de procedimento e o número de dentes que precisam de tratamento. Por exemplo, alguém que tem uma cárie preenchida poderá retomar as atividades normais imediatamente. No entanto, alguém que tem quatro implantes dentários colocados pode precisar de alguns dias de folga para se recuperar. Seu dentista pode dizer que tipo de cronograma de recuperação esperar em sua situação.

Odontologia Restauradora

Quando devo consultar meu dentista

Se você tem dentes cariados, danificados ou faltando, agende uma consulta com um dentista. Eles podem ajudar a restaurar a saúde, a função e a aparência do seu sorriso.

Você também deve visitar seu dentista regularmente para check-ups e limpezas dentais de rotina. Além disso, certifique-se de praticar uma boa higiene oral em casa entre as visitas.

Se você tiver uma restauração dentária que pareça “estranha” ou que cause gosto ruim, ligue para seu dentista imediatamente para obter mais instruções.

O objetivo da odontologia restauradora é reparar dentes danificados e melhorar a saúde e a função bucal em geral. Passar por um procedimento odontológico pode ser assustador, especialmente se for um que você nunca fez antes. Mas quanto mais cedo você tratar um problema dentário, menor a probabilidade de desenvolver outros problemas mais tarde. Isso pode economizar muito tempo e preocupação a longo prazo.

Fonte: https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/cro-pr/cro-pr-pela-saude-bucal-dos-paranaenses/noticia/2021/10/06/odontologia-digital-inovacoes-melhoram-planejamento-e-resultado-de-tratamentos.ghtml

Coroas dentárias

Uma coroa dentária é uma capa em forma de dente que restaura um dente cariado, quebrado, fraco ou desgastado. Os dentistas também usam coroas para cobrir implantes dentários e dentes com tratamento de canal. Feitas de uma variedade de materiais, incluindo metal, resina e porcelana, as coroas duram entre cinco e 15 anos com os devidos cuidados.

Fonte de reprodução: Youtube FaceArt Instituto Dental

O que é uma coroa dentária?

Uma coroa dentária é uma capa em forma de dente. Dentistas usam coroas para restaurar dentes fracos, quebrados ou cariados .

Uma coroa se encaixa sobre todo o seu dente, como um chapéu confortável. Para garantir um ajuste adequado, o dentista precisará remover uma pequena quantidade de esmalte antes de fixar sua nova coroa no lugar.

Os técnicos em prótese dentária criam coroas a partir de uma variedade de materiais, incluindo resina, metal e porcelana.

As coroas servem para vários propósitos. Você pode precisar de uma coroa dentária para:

  • Fortaleça um dente fraco.
  • Proteja e apoie um dente rachado .
  • Restaurar um dente desgastado ou quebrado.
  • Segure uma ponte dentária no lugar.
  • Cubra um dente muito manchado ou descolorido.
  • Cubra um dente com tratamento de canal .
  • Cubra um implante dentário.

Coroas dentárias

Tipos de coroas dentárias

Existem muitos tipos de coroas dentárias. O tipo certo para você depende de suas preferências pessoais e necessidades únicas de saúde bucal.

  • Coroas de metal: Técnicos de prótese dentária usam vários metais para fazer coroas dentárias, incluindo ouro, paládio, níquel e cromo. Coroas de metal raramente lascam ou quebram, duram mais em termos de desgaste e requerem apenas uma pequena remoção de esmalte. Elas também podem suportar forças de mordida e mastigação. A cor metálica é a principal desvantagem desse tipo de coroa. Coroas de metal são uma boa escolha para molares fora de vista.
  • Coroas de porcelana fundida a metal (PFM): Coroas de porcelana fundida a metal (PFM) combinam a durabilidade do metal e a aparência natural da porcelana. Os dentistas podem combinar essas coroas com a tonalidade dos seus próprios dentes. Apesar de sua resistência, as coroas PFM têm algumas desvantagens. Por exemplo, o revestimento de porcelana pode lascar com o tempo, expondo o metal por baixo. Além disso, as coroas PFM podem desgastar gradualmente o esmalte dos dentes opostos (os dentes que tocam sua coroa quando você fecha a boca). Coroas de PFM duram quase tanto quanto coroas de metal. Elas podem restaurar dentes da frente e de trás.
  • Coroas de cerâmica prensada: Uma coroa de cerâmica prensada tem um núcleo interno duro. É semelhante a um PFM, mas o núcleo é de cerâmica em vez de metal. Para fazer esse núcleo interno, um técnico derrete e prensa a cerâmica em um forno a uma temperatura muito alta. Em seguida, eles adicionam várias camadas de porcelana. Assim como as coroas totalmente de porcelana, as coroas de cerâmica prensada imitam a translucidez do esmalte dentário natural. Coroas de cerâmica prensada têm as mesmas desvantagens que as coroas de PFM. As camadas de cerâmica podem lascar com o tempo. Os dentistas usam coroas de cerâmica prensada nos dentes da frente e de trás.
  • Coroas totalmente cerâmicas ou de porcelana: Coroas totalmente de cerâmica ou porcelana imitam a aparência do esmalte dentário mais do que qualquer outro tipo de coroa. Elas também são uma boa escolha se você tem alergia a metais. Os técnicos de laboratório usam muitos materiais diferentes para fazer coroas de cerâmica, mas um dos mais populares é o dióxido de zircônio. As coroas de zircônia são extremamente duráveis ​​e podem suportar forças mais pesadas do que outros tipos de coroas de cerâmica. Elas também são suaves para os dentes opostos, resultando em menos desgaste do esmalte.
  • Coroas dentárias no mesmo dia: Muitos dentistas usam a tecnologia CAD/CAM (design e fabricação auxiliados por computador) para criar coroas em seus consultórios enquanto você espera. Este software permite que seu dentista tire impressões digitais dos seus dentes e, em seguida, use essas impressões para projetar uma coroa personalizada. Depois que seu dentista projeta sua coroa, ele envia os arquivos de imagem para uma fresadora no local. A máquina criará sua nova coroa a partir de um bloco sólido de cerâmica. A principal vantagem da tecnologia CAD/CAM é que você pode obter uma coroa dentária em apenas uma visita ao consultório. No entanto, coroas no mesmo dia não são para todos. Pergunte ao seu dentista se você é um candidato.
  • Coroas totalmente em resina: Coroas dentárias feitas de resina são geralmente menos caras do que outros tipos de coroas. Mas elas são frágeis e mais propensas a quebrar em comparação com coroas de porcelana fundida a metal (PFM). Dentistas frequentemente usam resina para fazer coroas temporárias. Elas duram de três a cinco anos em média.

Coroas dentárias

Detalhes do procedimento

A colocação de coroa dentária geralmente requer duas consultas:

As etapas para um procedimento de coroa dentária incluem:

  • Preparando seu dente . Para preparar seu dente para uma coroa, seu dentista precisará remover um pouco do seu esmalte natural. Isso abre espaço para sua nova coroa e garante que ela permanecerá no lugar depois de colada. Seu dentista também pode usar um material de obturação para construir certas partes do seu dente. Durante esta etapa, o objetivo principal é criar uma base forte para sua nova coroa.
  • Impressões dentárias . Em seguida, seu dentista fará impressões dos seus dentes. Podem ser impressões físicas tiradas com um material parecido com massa ou impressões digitais tiradas com um scanner portátil. Seu dentista enviará essas impressões para um laboratório odontológico. Lá, um técnico as usará para criar sua coroa dentária personalizada.
  • Colocação de coroa temporária . Geralmente, leva de duas a três semanas — às vezes mais — para um laboratório odontológico fazer sua nova coroa. Enquanto você espera pela sua coroa final, seu dentista colocará uma temporária. Coroas temporárias geralmente são feitas de resina ou acrílico.

Quando o laboratório terminar sua nova coroa, eles a enviarão de volta ao consultório do seu dentista. Durante uma segunda visita ao consultório, seu dentista irá:

  • Remova sua coroa temporária.
  • Verifique o formato, a cor e o ajuste da sua nova coroa.
  • Fixe a nova coroa ao seu dente usando um cimento odontológico forte.

Coroas dentárias

Riscos e Benefícios / Recuperação e Perspectivas

A vantagem mais notável de uma coroa dentária é que ela pode prolongar a vida de um dente natural. Especificamente, as coroas podem:

  • Trate dentes desgastados, quebrados ou cariados.
  • Protege os dentes da erosão (desgaste).
  • Melhora a função de mastigação.
  • Melhore sua aparência.
  • Duram entre cinco e 15 anos com os devidos cuidados.

Também há algumas desvantagens. Por exemplo, coroas:

  • Requer alguma remoção do esmalte natural do dente.
  • Pode causar sensibilidade nos dentes , especialmente nas primeiras semanas após a colocação.
  • Pode quebrar ou fraturar com o tempo.
  • Podem reter bactérias e causar deterioração se não forem encaixados corretamente.
  • Pode causar uma reação alérgica em algumas pessoas. (Isso é raro.)
  • Pode ser caro.

A maioria das pessoas pode retomar o trabalho, a escola e outras atividades de rotina imediatamente após a colocação da coroa. No entanto, é normal sentir algum grau de sensibilidade por algumas semanas — especialmente ao calor e ao frio.

Você também pode ter alguma dor ou sensibilidade nas gengivas ao redor do dente tratado. Esses efeitos colaterais são normais e devem desaparecer em alguns dias. Você pode tomar analgésicos de venda livre (como paracetamol ou ibuprofeno ) para aliviar qualquer desconforto.

Quer você tenha uma coroa temporária ou permanente, há alimentos que você deve evitar, incluindo:

  • Cubos de gelo.
  • Nozes extremamente duras.
  • Pipoca (com grãos).
  • Alimentos muito pegajosos, como caramelos e balas.

Esses alimentos podem danificar ou desalojar (arrancar) sua coroa.

Coroas dentárias podem durar mais de 30 anos com cuidados e manutenção adequados. Mas você pode precisar substituir a sua antes se ela rachar ou danificar.

A vida útil média de uma coroa dentária é de cinco a 15 anos. Se você notar desgaste, rasgo ou dano, é hora de substituir a coroa dentária.

Para manter sua coroa dentária em boas condições:

  • Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia usando um creme dental com flúor e uma escova de cerdas macias.
  • Passe fio dental entre os dentes uma vez por dia.
  • Use um enxaguante bucal antibacteriano para manter a placa bacteriana e as bactérias nocivas afastadas.
  • Evite alimentos extremamente duros, crocantes ou mastigáveis.
  • Se você range ou aperta os dentes ( bruxismo ), pergunte ao seu dentista sobre o uso de um protetor bucal personalizado .
  • Faça limpezas e exames dentários regularmente.

Coroas dentárias podem restaurar dentes desgastados, danificados ou cariados. Existem vários tipos de coroas feitas de uma variedade de materiais. O tipo de coroa que é melhor para você depende de vários fatores, incluindo seu orçamento, preferências pessoais e objetivos de saúde bucal. As coroas são duráveis, mas não são indestrutíveis. Elas precisarão ser substituídas em algum momento. Visitas regulares ao dentista e higiene bucal adequada podem manter sua coroa em boas condições por muitos anos.

Fonte: https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/cro-pr/cro-pr-pela-saude-bucal-dos-paranaenses/noticia/2021/10/06/odontologia-digital-inovacoes-melhoram-planejamento-e-resultado-de-tratamentos.ghtml

Ortodontia em BH

Ortodontia é uma especialidade odontológica focada em alinhar sua mordida e endireitar seus dentes. Você pode precisar consultar um ortodontista se tiver dentes tortos, sobrepostos, torcidos ou separados. Tratamentos ortodônticos comuns incluem aparelhos tradicionais, alinhadores transparentes e retentores removíveis.

Fonte de reprodução: Youtube Tamires Ambrósio

O que é ortodontia

Ortodontia é o ramo da odontologia que se concentra em diagnosticar e tratar “más mordidas” ( má oclusão ). Tratamentos ortodônticos comuns incluem aparelhos, alinhadores transparentes e retentores.

A maneira como seus dentes se encaixam tem um impacto significativo em sua saúde bucal. Ao melhorar a maneira como seus dentes superiores e inferiores se encontram, você pode reduzir seu risco de uma série de problemas de saúde bucal, incluindo cáries , doenças gengivais e desgaste excessivo ( erosão ).

Na maioria dos casos, os ortodontistas realizam esse tipo de tratamento. Um ortodontista é um médico que recebe de dois a três anos de treinamento adicional após se formar na faculdade de odontologia. Eles se concentram em melhorar sua mordida. Eles não realizam tratamentos odontológicos gerais, como obturações , coroas ou pontes.

Ortodontia em BH

Quando devo levar meu filho ao ortodontista

De acordo com a Associação Americana de Ortodontistas, as crianças devem ter sua primeira visita ortodôntica no máximo aos 7 anos de idade. Embora muitas crianças não precisem de tratamento nessa idade, é um bom momento para descobrir se há algum problema a ser observado. Frequentemente, crianças que precisam de tratamento ortodôntico precoce podem reduzir sua necessidade de procedimentos odontológicos extensos no futuro.

Quase todo mundo pode obter algum benefício da ortodontia. Mas algumas pessoas precisam de tratamento mais do que outras. Muitas pessoas buscam tratamento ortodôntico porque querem melhorar a aparência do sorriso. Mas, além dos benefícios estéticos, a ortodontia oferece melhor função de mastigação e melhor saúde bucal.

Ortodontia em BH

Problemas ortodônticos comuns

Os tipos de problemas ortodônticos incluem:

  • Sobremordida , quando os dentes superiores se projetam sobre os inferiores.
  • Mordida cruzada , quando os dentes inferiores se projetam mais que os superiores.
  • Dentes sobrepostos.
  • Dentes apinhados.
  • Dentes tortos.
  • Dentes girados.
  • Dentes impactados (que ficam parcial ou totalmente presos no maxilar).

Para se qualificar para tratamento ortodôntico, você não deve ter nenhum problema dentário sério, como cárie extensa ou doença gengival. Colocar aparelho em dentes doentes pode ter um impacto negativo sério na sua saúde bucal.

Se você tem cáries ou doença gengival, consulte um dentista para tratamento. Depois de controlar essas condições, pergunte ao seu dentista se o tratamento ortodôntico é adequado para você.

Ortodontia em BH

Detalhes do procedimento

Existem vários tratamentos que se enquadram na especialidade da ortodontia. Alguns dos mais comuns incluem:

  • Aparelho ortodôntico: Os aparelhos movem gradualmente seus dentes para as posições desejadas ao longo do tempo usando uma combinação de braquetes, faixas e fios. Existem diferentes tipos de aparelhos dependendo de suas necessidades, incluindo aparelhos tradicionais de metal e aparelhos transparentes (cerâmicos) .
  • Alinhadores transparentes: Alinhadores ortodônticos transparentes são uma alternativa popular aos aparelhos. Marcas bem conhecidas incluem Invisalign® e ClearCorrect®. Em vez de usar braquetes e fios para endireitar seus dentes, esses sistemas usam uma série de bandejas de alinhadores transparentes feitas sob medida. Você usa cada conjunto de bandejas por uma a duas semanas antes de trocá-las pelo próximo conjunto da série. Com o tempo, os alinhadores transparentes movem seus dentes para suas posições adequadas.
  • Retentores: Se você usa aparelho ou alinhadores transparentes, precisará de um retentor quando seu tratamento ortodôntico terminar. Um retentor é um aparelho oral personalizado que impede que seus dentes saiam de suas posições corretas. Seu ortodontista pode dizer com que frequência você precisará usar seu retentor para manter os resultados do tratamento.
  • Expansores de palato: Os ortodontistas recomendam alguns tratamentos durante a infância. Isso ocorre porque os ossos faciais de uma criança ainda estão se desenvolvendo e são muito mais fáceis de mover e manipular. Um expansor de palato (palatino) ajuda a alargar a mandíbula superior de uma criança. A maioria das crianças não precisa de expansores de palato. Mas, sob as circunstâncias certas, esses dispositivos podem criar espaço extra sem a necessidade de extrações dentárias ou outros procedimentos.

Ortodontia em BH

Riscos e Benefícios / Recuperação e Perspectivas

Os benefícios cosméticos da ortodontia são claros. Mas esses tratamentos oferecem vantagens funcionais e relacionadas à saúde também:

  • Quando seus dentes estão alinhados corretamente, eles são muito mais fáceis de limpar.
  • Alinhar os dentes pode melhorar a mastigação e a fala.
  • O tratamento ortodôntico pode aliviar a dor relacionada ao distúrbio da ATM .
  • Uma mordida alinhada pode reduzir o risco de cáries, doenças gengivais e outros problemas de saúde bucal.
  • A ortodontia pode ajudar você a alcançar e manter um sorriso bonito e saudável.

A principal desvantagem é de curto prazo: você terá que seguir as diretrizes de tratamento de perto e ser paciente até atingir seu objetivo. Para algumas pessoas, o tratamento ortodôntico leva menos de um ano. Para outras, pode levar até dois anos ou mais. Como cada pessoa tem suas próprias necessidades únicas, os tempos de tratamento parecem diferentes para cada um. Pergunte ao seu ortodontista o que esperar.

Se você não limpar bem ao redor dos seus aparelhos ortodônticos, você também corre um risco maior de cáries. Certifique-se de seguir as recomendações de higiene oral do seu ortodontista.

Se você usar seu retentor conforme as instruções, seus resultados devem durar o resto da sua vida. No entanto, se você parar de usar seu retentor, seus dentes podem voltar às suas posições antigas com o tempo.

Ortodontia em BH

Quando devo consultar um ortodontista

Marque uma consulta com um ortodontista sempre que estiver preocupado com a aparência, saúde ou função dos seus dentes. Muitos ortodontistas o atenderão sem uma indicação. Mas seu dentista também pode recomendar um ortodontista.

Se você acha que seu filho pode precisar consultar um ortodontista, peça recomendações ao seu dentista. Ortodontistas geralmente atendem crianças de até 7 anos.

Muitas pessoas consideram a ortodontia quando querem melhorar a aparência do sorriso. Mas o tratamento ortodôntico também pode melhorar a saúde e a função oral. Os ortodontistas oferecem uma ampla gama de tratamentos com base nas suas necessidades. Para saber mais, converse com seu dentista ou agende uma consulta com um ortodontista.

Fonte: https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/cro-pr/cro-pr-pela-saude-bucal-dos-paranaenses/noticia/2021/10/06/odontologia-digital-inovacoes-melhoram-planejamento-e-resultado-de-tratamentos.ghtml

Ortodontia em BH

Ortodontia é uma especialidade odontológica focada em alinhar sua mordida e endireitar seus dentes. Você pode precisar consultar um ortodontista se tiver dentes tortos, sobrepostos, torcidos ou separados. Tratamentos ortodônticos comuns incluem aparelhos tradicionais, alinhadores transparentes e retentores removíveis.

Fonte de reprodução: Youtube Tamires Ambrósio

O que é ortodontia

Ortodontia é o ramo da odontologia que se concentra em diagnosticar e tratar “más mordidas” ( má oclusão ). Tratamentos ortodônticos comuns incluem aparelhos, alinhadores transparentes e retentores.

A maneira como seus dentes se encaixam tem um impacto significativo em sua saúde bucal. Ao melhorar a maneira como seus dentes superiores e inferiores se encontram, você pode reduzir seu risco de uma série de problemas de saúde bucal, incluindo cáries , doenças gengivais e desgaste excessivo ( erosão ).

Na maioria dos casos, os ortodontistas realizam esse tipo de tratamento. Um ortodontista é um médico que recebe de dois a três anos de treinamento adicional após se formar na faculdade de odontologia. Eles se concentram em melhorar sua mordida. Eles não realizam tratamentos odontológicos gerais, como obturações , coroas ou pontes.

Ortodontia em BH

Quando devo levar meu filho ao ortodontista

De acordo com a Associação Americana de Ortodontistas, as crianças devem ter sua primeira visita ortodôntica no máximo aos 7 anos de idade. Embora muitas crianças não precisem de tratamento nessa idade, é um bom momento para descobrir se há algum problema a ser observado. Frequentemente, crianças que precisam de tratamento ortodôntico precoce podem reduzir sua necessidade de procedimentos odontológicos extensos no futuro.

Quase todo mundo pode obter algum benefício da ortodontia. Mas algumas pessoas precisam de tratamento mais do que outras. Muitas pessoas buscam tratamento ortodôntico porque querem melhorar a aparência do sorriso. Mas, além dos benefícios estéticos, a ortodontia oferece melhor função de mastigação e melhor saúde bucal.

Ortodontia em BH

Problemas ortodônticos comuns

Os tipos de problemas ortodônticos incluem:

  • Sobremordida , quando os dentes superiores se projetam sobre os inferiores.
  • Mordida cruzada , quando os dentes inferiores se projetam mais que os superiores.
  • Dentes sobrepostos.
  • Dentes apinhados.
  • Dentes tortos.
  • Dentes girados.
  • Dentes impactados (que ficam parcial ou totalmente presos no maxilar).

Para se qualificar para tratamento ortodôntico, você não deve ter nenhum problema dentário sério, como cárie extensa ou doença gengival. Colocar aparelho em dentes doentes pode ter um impacto negativo sério na sua saúde bucal.

Se você tem cáries ou doença gengival, consulte um dentista para tratamento. Depois de controlar essas condições, pergunte ao seu dentista se o tratamento ortodôntico é adequado para você.

Ortodontia em BH

Detalhes do procedimento

Existem vários tratamentos que se enquadram na especialidade da ortodontia. Alguns dos mais comuns incluem:

  • Aparelho ortodôntico: Os aparelhos movem gradualmente seus dentes para as posições desejadas ao longo do tempo usando uma combinação de braquetes, faixas e fios. Existem diferentes tipos de aparelhos dependendo de suas necessidades, incluindo aparelhos tradicionais de metal e aparelhos transparentes (cerâmicos) .
  • Alinhadores transparentes: Alinhadores ortodônticos transparentes são uma alternativa popular aos aparelhos. Marcas bem conhecidas incluem Invisalign® e ClearCorrect®. Em vez de usar braquetes e fios para endireitar seus dentes, esses sistemas usam uma série de bandejas de alinhadores transparentes feitas sob medida. Você usa cada conjunto de bandejas por uma a duas semanas antes de trocá-las pelo próximo conjunto da série. Com o tempo, os alinhadores transparentes movem seus dentes para suas posições adequadas.
  • Retentores: Se você usa aparelho ou alinhadores transparentes, precisará de um retentor quando seu tratamento ortodôntico terminar. Um retentor é um aparelho oral personalizado que impede que seus dentes saiam de suas posições corretas. Seu ortodontista pode dizer com que frequência você precisará usar seu retentor para manter os resultados do tratamento.
  • Expansores de palato: Os ortodontistas recomendam alguns tratamentos durante a infância. Isso ocorre porque os ossos faciais de uma criança ainda estão se desenvolvendo e são muito mais fáceis de mover e manipular. Um expansor de palato (palatino) ajuda a alargar a mandíbula superior de uma criança. A maioria das crianças não precisa de expansores de palato. Mas, sob as circunstâncias certas, esses dispositivos podem criar espaço extra sem a necessidade de extrações dentárias ou outros procedimentos.

Ortodontia em BH

Riscos e Benefícios / Recuperação e Perspectivas

Os benefícios cosméticos da ortodontia são claros. Mas esses tratamentos oferecem vantagens funcionais e relacionadas à saúde também:

  • Quando seus dentes estão alinhados corretamente, eles são muito mais fáceis de limpar.
  • Alinhar os dentes pode melhorar a mastigação e a fala.
  • O tratamento ortodôntico pode aliviar a dor relacionada ao distúrbio da ATM .
  • Uma mordida alinhada pode reduzir o risco de cáries, doenças gengivais e outros problemas de saúde bucal.
  • A ortodontia pode ajudar você a alcançar e manter um sorriso bonito e saudável.

A principal desvantagem é de curto prazo: você terá que seguir as diretrizes de tratamento de perto e ser paciente até atingir seu objetivo. Para algumas pessoas, o tratamento ortodôntico leva menos de um ano. Para outras, pode levar até dois anos ou mais. Como cada pessoa tem suas próprias necessidades únicas, os tempos de tratamento parecem diferentes para cada um. Pergunte ao seu ortodontista o que esperar.

Se você não limpar bem ao redor dos seus aparelhos ortodônticos, você também corre um risco maior de cáries. Certifique-se de seguir as recomendações de higiene oral do seu ortodontista.

Se você usar seu retentor conforme as instruções, seus resultados devem durar o resto da sua vida. No entanto, se você parar de usar seu retentor, seus dentes podem voltar às suas posições antigas com o tempo.

Ortodontia em BH

Quando devo consultar um ortodontista

Marque uma consulta com um ortodontista sempre que estiver preocupado com a aparência, saúde ou função dos seus dentes. Muitos ortodontistas o atenderão sem uma indicação. Mas seu dentista também pode recomendar um ortodontista.

Se você acha que seu filho pode precisar consultar um ortodontista, peça recomendações ao seu dentista. Ortodontistas geralmente atendem crianças de até 7 anos.

Muitas pessoas consideram a ortodontia quando querem melhorar a aparência do sorriso. Mas o tratamento ortodôntico também pode melhorar a saúde e a função oral. Os ortodontistas oferecem uma ampla gama de tratamentos com base nas suas necessidades. Para saber mais, converse com seu dentista ou agende uma consulta com um ortodontista.

Fonte: https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/cro-pr/cro-pr-pela-saude-bucal-dos-paranaenses/noticia/2021/10/06/odontologia-digital-inovacoes-melhoram-planejamento-e-resultado-de-tratamentos.ghtml