Odontologia Restauradora
A odontologia restauradora foca em reparar ou substituir dentes danificados ou perdidos. Esses procedimentos ajudam a melhorar a saúde e a função oral. Restaurações dentárias comuns incluem coroas, pontes e implantes.
Fonte de reprodução: Youtube Dentista de Sucesso
O que é odontologia restauradora?
A odontologia restauradora foca em reparar ou substituir dentes . O principal objetivo da odontologia restauradora é melhorar a saúde bucal e a função mastigatória.
Dentistas generalistas — às vezes chamados de dentistas de família — realizam odontologia restauradora. Exemplos de procedimentos odontológicos restaurativos incluem coroas, pontes, implantes e dentaduras.
Você pode precisar de odontologia restauradora se tiver:
- Cáries /deterioração dentária.
- Dentes danificados ou quebrados.
- Dentes faltando.
Qual é a diferença entre odontologia restauradora e odontologia estética?
A odontologia restauradora foca em melhorar a saúde e a função oral. A odontologia cosmética foca em melhorar a aparência do seu sorriso.
Alguns procedimentos odontológicos oferecem melhorias funcionais e cosméticas (odontologia restauradora estética). Por exemplo, uma coroa dentária restaura a função de mastigação, mas também pode fazer seu sorriso parecer mais uniforme.
A odontologia restauradora lhe dá a melhor chance de uma saúde bucal duradoura. Seu dentista pode ajudar a restaurar seu sorriso para a função completa, consertando dentes danificados ou cariados. Isso melhora sua capacidade de comer, falar e mastigar.
Detalhes do procedimento
Existem vários tipos diferentes de restaurações dentárias, dependendo das suas necessidades específicas de saúde bucal:
Quando bactérias corroem o esmalte do seu dente e causam um buraco, isso é chamado de cárie. Cáries menores geralmente são reparadas com obturações dentárias .
Durante esse procedimento, seu dentista remove a parte cariada do seu dente e, em seguida, preenche o buraco com um material composto da cor do dente. Isso interrompe a progressão da cárie dentária e reduz o risco de danos futuros.
Os dentistas usam coroas dentárias para reparar grandes cáries ou restaurar dentes quebrados. Às vezes chamada de capa, uma coroa se encaixa sobre todo o seu dente.
Para colocar uma coroa, seu dentista precisa remover um pouco do esmalte natural do seu dente. Então, eles vão alterar seu dente (raspar parte do seu dente para baixo) e então colocar uma coroa sobre ele.
Às vezes, uma cavidade é grande demais para uma obturação, mas pequena demais para uma coroa. Em um caso como esse, seu dentista pode recomendar um inlay ou onlay. Essas restaurações personalizadas se encaixam na estrutura natural do seu dente como peças de quebra-cabeça. Seu dentista as fixa permanentemente no lugar.
Inlays e onlays são semelhantes. Enquanto um inlay preenche a área entre as cúspides dos seus dentes, um onlay também cobre pelo menos uma cúspide.
Às vezes, uma cavidade ou rachadura penetra fundo o suficiente no seu dente para atingir a polpa. Se bactérias entrarem na polpa do seu dente, isso pode causar uma infecção dolorosa. Nesses casos, a terapia de canal é necessária.
Durante esse procedimento, seu dentista remove a polpa doente, incluindo os pequenos nervos e vasos sanguíneos dentro do seu dente. Em seguida, eles limparão e desinfetarão completamente as superfícies internas do seu dente e, em seguida, preencherão os canais com um material dentário emborrachado chamado guta-percha. Em seguida, eles colocarão uma obturação para selar o dente e evitar que bactérias entrem. Na maioria dos casos, pessoas que passam por tratamento de canal também precisam de uma coroa para fornecer resistência e suporte adicionais.
Uma ponte dentária pode substituir um único dente perdido ou uma fileira de dentes perdidos. Uma ponte consiste em dentes artificiais com coroas dentárias em ambos os lados. Seu dentista alterará (raspará) seus dentes naturais em ambos os lados do vão. Em seguida, eles colarão a ponte em seus dentes naturais. As coroas se encaixam sobre seus dentes naturais e os dentes artificiais cobrem o vão entre eles.
Implantes dentários e Dentaduras
Um implante dentário é um pequeno pino rosqueado que substitui uma raiz dentária perdida. Uma vez que seu dentista adiciona uma coroa ao seu implante, ele funciona como um dente natural.
Seu dentista pode restaurar implantes dentários com coroas, pontes e até dentaduras. Ao contrário das coroas e pontes tradicionais, os implantes não exigem alteração dos seus dentes naturais. Muitos dentistas consideram os implantes o padrão ouro da substituição de dentes.
Dentaduras são outra opção tradicional de substituição de dentes. Dentaduras completas substituem um arco inteiro de dentes perdidos. Dentaduras parciais substituem vários dentes perdidos em diferentes áreas. As dentaduras ficam em cima das gengivas, e o maxilar embaixo as sustenta.
Você também pode optar por dentaduras suportadas por implantes . Esses aparelhos são semelhantes às dentaduras tradicionais. Mas, em vez de ficarem sobre suas gengivas para suporte, eles se prendem a implantes dentários. Isso oferece muito mais estabilidade em comparação às dentaduras convencionais.
Riscos e Benefícios / Recuperação e Perspectivas
A odontologia restauradora oferece uma ampla gama de benefícios para pessoas de todas as idades. Por exemplo, ela pode:
- Restaure a saúde bucal.
- Melhora a função de mastigação.
- Elimine a dor de dente.
- Reduza o risco de problemas dentários no futuro.
- Melhore a aparência do seu sorriso.
O risco mais comum é sensibilidade ou desconforto geral após um procedimento de odontologia restauradora. Muito raramente, você pode ter uma infecção ou uma reação alérgica aos metais usados.
Restaurações dentárias têm muito poucos riscos. Mas coroas, por exemplo, podem ficar lascadas ou soltas. Se você tem cáries profundas ou demora para obturar cáries, isso pode levar à terapia de canal ou extração dentária. Entre em contato com um dentista imediatamente se tiver um problema com seus dentes.
Depende de alguns fatores, incluindo o tipo de procedimento e o número de dentes que precisam de tratamento. Por exemplo, alguém que tem uma cárie preenchida poderá retomar as atividades normais imediatamente. No entanto, alguém que tem quatro implantes dentários colocados pode precisar de alguns dias de folga para se recuperar. Seu dentista pode dizer que tipo de cronograma de recuperação esperar em sua situação.
Quando devo consultar meu dentista
Se você tem dentes cariados, danificados ou faltando, agende uma consulta com um dentista. Eles podem ajudar a restaurar a saúde, a função e a aparência do seu sorriso.
Você também deve visitar seu dentista regularmente para check-ups e limpezas dentais de rotina. Além disso, certifique-se de praticar uma boa higiene oral em casa entre as visitas.
Se você tiver uma restauração dentária que pareça “estranha” ou que cause gosto ruim, ligue para seu dentista imediatamente para obter mais instruções.
O objetivo da odontologia restauradora é reparar dentes danificados e melhorar a saúde e a função bucal em geral. Passar por um procedimento odontológico pode ser assustador, especialmente se for um que você nunca fez antes. Mas quanto mais cedo você tratar um problema dentário, menor a probabilidade de desenvolver outros problemas mais tarde. Isso pode economizar muito tempo e preocupação a longo prazo.