Quais são os sintomas da perda de dentes
A perda de dentes é um rito de passagem na infância . Mas, se você for adulto, é um sinal de alerta de que algo mais está acontecendo. Cáries, doenças gengivais e traumas podem causar isso.
Perder um dente permanente (de adulto) é como empurrar a primeira peça de dominó. Uma vez que isso acontece, pode levar a outros problemas de saúde bucal, como perda óssea, deslocamento dos dentes ou dor no maxilar . A menos que você trate a perda dentária, isso pode levar à queda de mais dentes no futuro. Você pode interromper esse ciclo com visitas regulares ao dentista e uma boa higiene bucal em casa.

Quais são os sintomas da perda de dentes?
Perder um dente pode ser uma surpresa, mas você saberá quando acontecer. Aqui estão alguns sinais de alerta que podem indicar que você está prestes a perder um dente:
- Mau hálito .
- Sangramento nas gengivas .
- Dente solto .
- Gengivas inchadas .
- Dor de dente .
Informe seu dentista sempre que notar esses sinais e sintomas. O tratamento precoce pode salvar seu dente.
O que causa a perda de dentes?
A doença gengival é a principal causa de perda dentária em adultos. Outras causas incluem:
- Cáries .
- Trauma dentário , como um acidente ou lesão.
- Ranger de dentes (bruxismo) .
Fatores de risco
Um fator de risco é algo que aumenta suas chances de desenvolver uma determinada condição. Os fatores de risco para perda dentária incluem:
- Certas doenças autoimunes, como a síndrome de Sjögren .
- Boca seca .
- Alterações hormonais como a menopausa .
- Má higiene bucal.
- Alguns medicamentos, especialmente aqueles que causam boca seca.
- Fumar ou usar outros tipos de tabaco.
- Diabetes mal controlado (com A1C consistentemente acima de 7%).
- Vaporização .
Além disso, algumas pessoas são geneticamente mais propensas à perda de dentes . Se você tem pais biológicos, avós ou irmãos com doença gengival, é mais provável que você também tenha essa condição.

Quais são as complicações da perda dentária?
Sem tratamento, a perda de dentes pode causar complicações como:
- Perda óssea na mandíbula.
- Alterações cosméticas (como espaços no sorriso ou flacidez facial por falta de suporte).
- Excesso de pressão nos dentes restantes.
- Má oclusão (uma “má mordida”).
- Mudança de dentes.
- Alterações na fala ou dificuldade de enunciação.
- Distúrbio da ATM .
Como a perda dentária é diagnosticada?
O dentista diagnostica a perda dentária durante um exame odontológico. Ele também verificará a saúde dos seus dentes e gengivas para verificar se você tem condições que possam contribuir para a perda dentária (como cáries ou doenças gengivais).
O dentista também precisará tirar radiografias . Essas imagens podem indicar a quantidade de osso perdida na região e se ainda há fragmentos de dente no alvéolo.

Como é tratada a perda dentária?
A menos que você substitua um dente perdido, é mais provável que perca outro no futuro. Substituir um dente oferece a melhor chance de saúde bucal a longo prazo.
Os dentistas podem tratar a perda de dentes com:
- Implantes dentários . Um implante substitui a raiz do dente ausente. Em seguida, o dentista fixa uma coroa na parte superior do implante. Os implantes dentários são os mais próximos dos dentes naturais e duram mais do que qualquer outra opção de substituição.
- Pontes . Uma ponte dentária é fixada aos dentes naturais em ambos os lados do espaço para suporte, e um dente artificial preenche o espaço. As pontes duram de cinco a 15 anos, em média.
- Dentaduras . Dentaduras totais substituem uma arcada inteira de dentes perdidos. Dentaduras parciais substituem vários dentes perdidos no maxilar superior ou inferior. Você pode usar dentaduras tradicionais ou suportadas por implantes . Em média, as dentaduras duram de sete a dez anos.
Quanto tempo demora para se recuperar do tratamento de perda dentária?
O tempo de recuperação depende de vários fatores, como:
- Qual opção de substituição você escolhe.
- Quantos dentes precisam ser substituídos.
- Sua saúde bucal.
- Sua saúde geral.
Seu dentista é a melhor pessoa para perguntar sobre seu cronograma de recuperação. Ele pode fornecer uma estimativa com base no seu plano de tratamento específico.

A perda de dentes pode ser prevenida?
Nem sempre é possível evitar a perda de dentes, especialmente quando ela é resultado de um acidente ou lesão. Mas há medidas que você pode tomar para reduzir significativamente o risco:
- Escove os dentes duas vezes ao dia usando uma escova de dentes macia e creme dental com flúor .
- Passe fio dental entre os dentes uma vez por dia.
- Visite seu dentista regularmente para exames e limpezas .
- Use um protetor bucal se você range os dentes ou pratica esportes de contato.
Qual é a perspectiva para a perda de dentes?
A perda de dentes pode não ser perigosa no sentido de ameaçar a vida. Mas perder apenas um dente pode causar problemas adicionais que afetam sua saúde e qualidade de vida. Por exemplo, se você não consegue mastigar corretamente, não conseguirá comer certos alimentos. Consequentemente, você pode não obter nutrição suficiente. Além disso, a doença gengival (a principal causa da perda de dentes) é uma infecção que pode se espalhar pela corrente sanguínea para todo o corpo.
O cuidado preventivo oferece a melhor perspectiva. A melhor coisa a fazer é consultar seu dentista regularmente e praticar uma boa higiene bucal em casa. Mas mesmo que você já tenha perdido um dente (ou todos os seus dentes), nunca é tarde para buscar o tratamento que você merece.
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!