A imagem da aplicação de flúor está fortemente associada à infância, a um ritual de prevenção nas primeiras idas ao dentista. Essa percepção leva muitos adultos em Belo Horizonte a se surpreenderem quando o profissional recomenda uma aplicação tópica de flúor no final de uma consulta. A dúvida é natural: se a água da cidade é fluoretada e os cremes dentais contêm flúor, por que um adulto precisaria de uma dose extra?

A resposta reside no conceito de “risco à cárie”. A necessidade de flúor não é determinada pela idade, mas pela vulnerabilidade do indivíduo ao desenvolvimento de lesões cariosas. E diversos fatores na vida adulta podem aumentar esse risco, tornando a aplicação profissional de flúor uma medida preventiva inteligente e eficaz.

Quando o Flúor Profissional se Torna Necessário para Adultos

A recomendação de flúor para um adulto em uma clínica de BH é sempre baseada em uma avaliação de risco individualizada. Certas condições e hábitos acendem um sinal de alerta para o dentista.

Fatores de Risco Comuns

Uma dieta rica em açúcares e carboidratos, por exemplo, aumenta a produção de ácidos pelas bactérias da boca, o que desmineraliza o esmalte do dente. Outro fator importante é a “boca seca” (xerostomia), uma condição que pode ser causada pelo uso de certos medicamentos (como antidepressivos e anti-hipertensivos) ou por condições de saúde. A saliva é a proteção natural da boca, e sua diminuição deixa os dentes mais vulneráveis. Pacientes com histórico recente de cáries, com retrações gengivais que expõem a raiz do dente (que é mais mole que o esmalte) ou que usam aparelhos ortodônticos também se beneficiam enormemente da proteção extra.

O Mecanismo de Ação do Flúor Tópico

O flúor aplicado no consultório está em uma concentração muito mais alta do que o encontrado nos produtos de uso diário. Ele atua de três formas principais: fortalece o esmalte dental, tornando-o mais resistente aos ataques ácidos; ajuda a remineralizar lesões de cárie que estão em estágio inicial, podendo paralisar sua progressão; e tem um efeito bactericida, diminuindo a atividade das bactérias causadoras da cárie.

Tipos de Aplicação e Recomendações

Existem diferentes formas de se aplicar o flúor profissionalmente, e a escolha depende da preferência do profissional e do paciente.

Gel, Espuma e Verniz

A aplicação mais tradicional é com o uso de uma moldeira preenchida com flúor em gel ou espuma, que o paciente morde por alguns minutos. A técnica mais moderna e, para muitos, mais eficaz, é o verniz de flúor. O verniz é “pintado” sobre os dentes e adere a eles, liberando o flúor de forma lenta e contínua por várias horas. Ele permite que o paciente coma e beba (com algumas restrições) logo após a aplicação. A aplicação de flúor em adultos em BH não é um exagero, mas uma ferramenta terapêutica valiosa, baseada na ciência, para manter a saúde bucal em face dos desafios da vida moderna.