A gestação é um período de intensas transformações no corpo da mulher, acompanhado por uma série de dúvidas e, muitas vezes, por mitos que se perpetuam ao longo de gerações. Um dos mais arraigados e perigosos é a ideia de que a gestante não pode ou não deve realizar tratamento odontológico. Em Belo Horizonte, profissionais atualizados e clínicas especializadas trabalham para desfazer essa crença, mostrando que o cuidado com a saúde bucal durante a gravidez não é apenas seguro, mas fundamental para a saúde da mãe e do bebê.

As alterações hormonais típicas da gestação, como o aumento dos níveis de progesterona e estrogênio, deixam a gengiva da mulher muito mais suscetível à inflamação. A chamada “gengivite gravídica” é uma condição comum, caracterizada por inchaço, vermelhidão e sangramento gengival. Se não tratada, ela pode evoluir para uma periodontite, uma infecção mais grave que já foi associada cientificamente a um risco aumentado de parto prematuro e baixo peso do bebê ao nascer.

A Segurança e a Necessidade do Pré-Natal Odontológico

O acompanhamento odontológico durante a gravidez, conhecido como pré-natal odontológico, é um protocolo de saúde essencial.

O Período Mais Seguro para o Tratamento

Embora o atendimento possa ser realizado em qualquer fase da gestação, o segundo trimestre (entre a 14ª e a 20ª semana) é considerado o período mais seguro e confortável para a realização da maioria dos procedimentos odontológicos. No primeiro trimestre, evita-se a realização de radiografias e procedimentos mais longos para não interferir na fase de formação do bebê. No terceiro trimestre, o desconforto da mulher na cadeira odontológica pode ser maior. No entanto, emergências como dor ou infecção devem e podem ser tratadas em qualquer período.

Procedimentos Permitidos e Cuidados Especiais

Procedimentos como profilaxia (limpeza), raspagem gengival, restaurações e tratamentos de canal não apenas são permitidos, como são recomendados se necessários para eliminar focos de infecção. O uso de anestésicos locais é seguro, pois os anestésicos modernos para gestantes não contêm vasoconstritores que possam afetar a placenta. O dentista também tomará o cuidado de usar um avental de chumbo sobre o abdômen da paciente caso uma radiografia seja indispensável.

Como Escolher o Profissional Certo em BH

A escolha de um dentista para acompanhar a gestação em Belo Horizonte deve priorizar a experiência e a comunicação.

Profissionais com Experiência no Atendimento a Gestantes

Busque por dentistas ou clínicas que divulguem o “pré-natal odontológico” como um de seus serviços. Isso indica que a equipe está familiarizada com os protocolos de segurança e as particularidades do atendimento a grávidas.

Comunicação Aberta e Confiança

O profissional deve realizar uma anamnese detalhada, perguntando sobre o andamento da gestação e se há alguma recomendação do médico obstetra. Ele deve ser capaz de explicar cada procedimento, os materiais utilizados e tranquilizar a paciente, desfazendo mitos e medos. O atendimento odontológico para gestantes em BH é um ato de cuidado duplo, que protege o sorriso e a saúde da mãe, garantindo um futuro mais saudável também para o bebê.