Extração do dente do siso e o que esperar
/0 Comments/in blog /by ortho3dbrProfissionalmente, os dentes do siso são chamados de terceiros molares. Eles são o último conjunto de dentes a aparecer na sua boca e começam a emergir entre as idades de 17 e 25 anos. A maioria das pessoas tem 4 dentes do siso, um em cada canto da boca (embora não seja incomum ter alguns a menos!). Se os dentes do siso emergirem corretamente e de forma saudável, eles não terão problemas e podem ser bastante úteis. No entanto, devido à falta de espaço para crescimento e à dificuldade em limpá-los efetivamente, eles podem causar problemas, levando à sua remoção.
Fonte de reprodução: Youtube Dentista Responde
Por que preciso remover meu dente do siso
Se você tiver uma complicação com um dente do siso, ele pode precisar ser removido. Problemas comuns que podem ocorrer geralmente são devido à falta de espaço para o dente do siso crescer, isso é chamado de impactação.
Um dente impactado não tem espaço suficiente para emergir ou se desenvolver normalmente. Isso pode causar dor e infecção ao redor do dente e da linha da gengiva. A infecção pode ocorrer a partir de um dente do siso parcialmente emergido que retém alimentos e bactérias dentro e ao redor do tecido da gengiva (pericoronarite) ou pode ocorrer a partir de doença gengival devido à dificuldade de limpeza do dente do siso devido à falta de espaço (doença periodontal). Cistos e tumores podem se desenvolver e formar ao redor do dente, danificando o maxilar, os dentes e os nervos. Tumores são raros, mas uma possibilidade.
Dentes impactados também podem causar danos aos dentes vizinhos e causar apinhamento. O apinhamento acontece quando o dente do siso emerge em um espaço muito pequeno, empurrando os dentes para fora do alinhamento. A higiene geral do dente do siso e a falta de habilidade para limpar o dente efetivamente podem resultar em cáries, que podem se espalhar para os dentes vizinhos se não forem tratados.
Os dentes do siso também podem ser removidos durante o tratamento ortodôntico para prevenir qualquer apinhamento futuro dos dentes.
Os dentes do siso podem ser dolorosos
A pressão enquanto o dente do siso empurra e emerge do tecido gengival pode causar uma ruptura significativa. Você pode sentir pressão e dor nos seios nasais e sofrer com rigidez na mandíbula, tendo dificuldade para abrir a boca às vezes.
Consulta
A primeira consulta será uma avaliação do dente durante uma consulta com seu dentista ou cirurgião oral. Serão tiradas radiografias para mostrar a posição do dente do siso, o que determinará a complexidade da extração. Durante a consulta, o dentista discutirá o tratamento, quaisquer riscos e o procedimento. No Green Square Dental & Implant Centre, podemos fornecer sedação intravenosa para pacientes nervosos. Esta opção será discutida durante sua consulta e quaisquer instruções pré-cirúrgicas.
Tratamento
O procedimento começará com a administração de anestésico para evitar dor durante o tratamento. Se o paciente tiver optado por sedação, isso será administrado no início do procedimento.
Uma vez que a área esteja dormente, o dentista fará uma incisão no tecido gengival para iniciar a extração. Após a remoção do dente, a área será limpa. Em alguns casos, pontos serão necessários para fechar a ferida. Normalmente, são pontos dissolvíveis e desaparecerão em alguns dias. Gaze é usada para morder, o que ajuda a formar um coágulo.
Recuperação
Se os pacientes optarem pela sedação, será alocado tempo para trazer o paciente de volta após o tratamento. Isso pode levar mais tempo em comparação com a anestesia normal, que apenas deixará você dormente ao redor do local da extração. Assim que o tratamento terminar, você usará a gaze para morder. Isso ajudará a controlar o sangramento. Você será instruído sobre os cuidados posteriores à extração, como controlar qualquer dor, inchaço ou sangramento adicional. Você também pode receber prescrição de analgésicos adicionais, anti-inflamatórios ou antibióticos para prevenir infecções.
Uma vez em casa, a área de extração estará sensível e inchada. Uma compressa fria na parte externa da bochecha ajudará. Pode ser difícil comer inicialmente, então é recomendado comer alimentos macios e evitar alimentos quentes, mastigáveis ou picantes. Beba bastante líquido, mas não use canudo, pois isso pode desalojar o coágulo sanguíneo que se formou. É recomendado repouso e evitar atividades extenuantes por alguns dias.
Você deve continuar a escovar os dentes evitando a área de extração. Enxaguar a boca com água morna e salgada nas primeiras 24 horas ajudará a manter a área de extração limpa. É aconselhável comparecer à sua consulta de acompanhamento para garantir que tudo tenha cicatrizado adequadamente e que nenhuma infecção tenha aparecido.
Como saberei se terei alguma complicação após a extração
Uma complicação pode ter ocorrido pelos seguintes motivos:
- Alvéolo Seco – Isso é causado quando o coágulo sanguíneo se desprende, expondo osso e nervos. Geralmente, com um alvéolo seco, você inicialmente se sentirá bem, mas começará a sofrer de dor alguns dias após a extração. A dor aumentará gradualmente e pode se tornar muito dolorosa. Isso exigirá tratamento adicional.
- Infecção – Embora raras, infecções após a extração podem ocorrer. Os sinais serão dor intensa, febre, um cheiro ruim e algum inchaço dentro ou fora da boca e potencialmente algum pus ao redor do local da extração. Isso precisará de tratamento adicional.
Embora a ideia de remover um dente do siso possa ser assustadora, o procedimento é tipicamente simples e pode resolver complicações causadas por impactação, aglomeração, infecção e cárie. É importante, no entanto, seguir o conselho do seu dentista, o que levará a uma recuperação suave.
O que é mau hálito?
O mau hálito, também conhecido como Halitose, pode ser causado por muitos fatores, como má higiene oral, certos alimentos, condições de saúde e hábitos como fumar. O mau hálito é um odor desagradável que sai da boca, resultando em uma pessoa se sentindo envergonhada e com possível ansiedade social.
A má higiene oral é uma das principais causas do mau hálito. A boca abriga vários tipos de bactérias que podem produzir um odor ruim de enxofre ao quebrar proteínas. As bactérias ficam nas fendas da língua, entre os dentes, na garganta e abaixo da linha da gengiva. Sem uma remoção eficaz, as partículas de alimentos que ficam presas entre os dentes após a alimentação podem se tornar uma fonte de alimento para bactérias, resultando em maior crescimento bacteriano.
A boca seca (também conhecida como Xerostomia) é causada pela redução do fluxo de saliva e pode levar ao mau hálito. A produção de saliva é fundamental para auxiliar na limpeza da boca. A saliva neutraliza os ácidos produzidos pela placa e lava as células mortas. A redução do fluxo de saliva também pode ser causada por bebidas (como álcool e café) e medicamentos. Os medicamentos liberam produtos químicos na medida em que são metabolizados no corpo, podendo causar odor na boca.
Cigarros, charutos ou produtos alternativos de tabaco produzem seu próprio cheiro desagradável. Fumar também pode levar à doença gengival, que é uma causa de mau hálito. A doença gengival ocorre quando as gengivas são infectadas pelos germes da placa bacteriana. As gengivas ficam vermelhas, inchadas e doloridas e podem até sangrar.
Existem outras condições de saúde além da doença gengival que podem alterar o cheiro do seu hálito. Condições como ter uma infecção sinusal ou de garganta e problemas digestivos. Problemas digestivos como refluxo podem fazer com que o ácido estomacal suba para a boca, resultando em maus cheiros. Alterações metabólicas no corpo que podem ocorrer por diabetes, doenças hepáticas ou renais podem liberar odores específios.
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!