A perda de um dente gera o desejo imediato de uma substituição que seja fixa, funcional e estética. O implante dentário é a solução padrão-ouro para este problema. Para os beneficiários do convênio Porto Seguro Odonto, uma das seguradoras mais respeitadas do mercado, surge uma dúvida crucial: é possível fazer um implante pelo plano? A resposta para essa pergunta é complexa e exige um entendimento claro do que os planos odontológicos, em geral, cobrem quando se trata deste procedimento de alta complexidade.
A verdade é que a vasta maioria dos planos odontológicos, incluindo os da Porto Seguro Odonto, não oferece cobertura para a fase cirúrgica do implante, ou seja, para a instalação do pino de titânio no osso. O alto custo deste procedimento e sua natureza, por vezes considerada estética, fazem com que ele fique de fora do rol de cobertura da maioria dos contratos. No entanto, isso não significa que o seu convênio não possa ajudar, e muito, a viabilizar o tratamento.

A Realidade da Cobertura: O Que o Plano Realmente Paga?
O tratamento de reabilitação com implante é dividido em etapas. Entender quais delas podem ter cobertura do seu plano Porto Seguro Odonto é a chave para otimizar o uso do seu benefício.
Procedimentos Auxiliares Cobertos
Muitas etapas que cercam o implante podem estar no seu rol de cobertura. A consulta de avaliação, os exames radiográficos (como a radiografia panorâmica), a extração do dente comprometido que dará lugar ao implante e o tratamento de qualquer doença gengival pré-existente são exemplos de procedimentos geralmente cobertos.
A Cobertura da Prótese sobre Implante
Este é o ponto mais importante. Muitos planos da Porto Seguro Odonto, especialmente os de categorias superiores, oferecem cobertura para a prótese que é colocada sobre o implante. Ou seja, enquanto o paciente arca com o custo da cirurgia (instalação do pino), o convênio pode cobrir o custo da confecção da coroa de porcelana, que é uma parte significativa do valor total do tratamento.
Como Maximizar os Benefícios do seu Plano
Para utilizar seu convênio Porto Seguro Odonto da forma mais inteligente no seu tratamento de implante, o planejamento é fundamental.
Diagnóstico e Planejamento Detalhado
Procure um implantodontista da rede credenciada ou de sua confiança. Após os exames, peça um plano de tratamento detalhado, com os custos divididos por etapas: cirurgia do implante e prótese sobre o implante.
Verificação da Cobertura da Prótese
Com o plano de tratamento em mãos, entre em contato com a Porto Seguro Odonto ou verifique no seu contrato se há cobertura para o código referente à “coroa sobre implante”. Se houver, a clínica poderá solicitar a autorização para esta etapa, reduzindo consideravelmente o seu desembolso. “Fazer um implante pelo convênio” significa, na prática, utilizar o plano de forma estratégica para cobrir todas as etapas possíveis, tornando o sonho do dente fixo uma realidade financeira muito mais palpável.
