O que é um tratamento de canal

O tratamento de canal (terapia endodôntica) é um tratamento odontológico para infecções na polpa dentária , a camada mais interna dos dentes. Endodontistas e dentistas realizam cerca de 15 milhões de tratamentos de canal nos Estados Unidos todos os anos. Muitas vezes, você pode evitar a necessidade de um tratamento de canal cuidando dos seus dentes .

O que é um tratamento de canal

Por que eu precisaria de um tratamento de canal?

Você pode precisar de um tratamento de canal se bactérias na sua boca invadirem a polpa do dente e causarem inflamação ( pulpite ). A polpa do seu dente pode ser atacada por bactérias se:

  • Você tem uma cárie profunda que precisa de tratamento.
  • Você tem um dente rachado ou danificado e as bactérias da placa bacteriana infectam a polpa do dente.

Quais são os sinais de que posso precisar de um tratamento de canal?

Se você tiver um dente infectado, pode precisar de tratamento de canal para eliminar a infecção. Você pode ter dentes infectados sem sintomas. Quando você apresenta sintomas, eles podem incluir:

  • Dor de dente persistente. Muitas coisas causam dor nos dentes. Mas uma dor profunda no dente ou que se espalha para o maxilar, rosto ou outros dentes pode significar que você tem uma infecção.
  • A pressão dói. Se o seu dente dói ao comer ou tocá-lo, pode ser que algo tenha danificado os nervos ao redor da polpa dentária.
  • Gengivas inchadas . Se você tiver um dente infectado, suas gengivas podem inchar ou ficar sensíveis.
  • Espinhas na gengiva. Dentes infectados podem causar espinhas ou furúnculos na gengiva, que exsudam pus com mau cheiro.
  • Mandíbula inchada. Sua mandíbula pode inchar devido ao pus que não drena do dente infectado .
  • Dente descolorido . A infecção da polpa dentária impede que o sangue chegue ao dente. Isso faz com que o dente fique escuro.
  • Dente mole. O pus da polpa dentária infectada pode amolecer os ossos que sustentam o dente, fazendo com que ele pareça mole.
O que é um tratamento de canal

O que acontece durante o tratamento de canal?

Antes de iniciar o tratamento, seu dentista ou endodontista solicitará radiografias do dente afetado. Eles podem realizar outros exames para determinar se a polpa do dente está morta, infectada ou inflamada e confirmar a necessidade de um tratamento de canal. Eles podem:

  • Bata levemente no dente ou toque-o com uma substância fria ou quente para verificar se há sensibilidade ou desconforto.
  • Faça um teste elétrico da polpa (TEP) usando um dispositivo que envia uma corrente elétrica gradualmente crescente através do seu dente para ver se a polpa do dente reage.
  • Verifique se há sinais de inchaço na gengiva e no osso ao redor do dente.
  • Pergunte se dói quando você morde o dente.

Durante o tratamento de canal, o dentista ou endodontista remove a polpa inflamada. Em seguida, limpa e desinfeta a parte interna do dente e coloca uma obturação para selar o espaço.

As etapas do tratamento de canal são:

  1. Seu médico injeta anestesia para anestesiar o dente infectado e a gengiva adjacente. Se você sofre de ansiedade odontológica, seu médico pode prescrever medicamentos para ajudar você a relaxar. Os medicamentos podem causar sonolência, o que significa que você não poderá dirigir logo após o tratamento.
  2. Em seguida, o profissional coloca uma peça fina e flexível de borracha sobre o dente infectado e a gengiva adjacente. Trata-se de uma barreira dentária que mantém o dente seco durante o tratamento.
  3. Eles fazem um pequeno furo na coroa do seu dente para poderem chegar à polpa do dente.
  4. Depois, eles usam pequenos instrumentos dentários para remover nervos, vasos sanguíneos e tecidos de dentro da polpa do dente.
  5. Após a limpeza da polpa, o seu dentista limpa e desinfeta a câmara pulpar e os canais radiculares.
  6. Em seguida, eles preenchem a câmara pulpar vazia e os canais radiculares com um material dentário flexível e emborrachado chamado guta-percha.
  7. O dentista então sela seu dente com uma obturação temporária . A vedação impede a entrada de bactérias no dente.
  8. Na última etapa, o dentista coloca uma coroa dentária no dente tratado. As coroas dentárias protegem seus dentes e restauram sua mordida — a maneira como seus dentes se encaixam quando você morde. As coroas dentárias geralmente são feitas sob encomenda, portanto, pode levar de duas a três semanas para que essa última etapa aconteça.

O que acontece depois de um tratamento de canal?

Seu médico pode sugerir que você descanse por alguns minutos antes de sair da clínica odontológica ou do consultório. Pode levar uma hora ou mais para o efeito da anestesia passar, o que significa que sua boca e gengiva não estarão mais dormentes. Algumas pessoas optam por descansar em casa enquanto isso acontece, enquanto outras optam por continuar com sua rotina diária habitual.

Normalmente, você terá mais duas consultas para que um dentista possa preparar seu dente para uma coroa dentária e, então, colocá-la no seu dente.

O que é um tratamento de canal

Quais são os benefícios potenciais dos canais radiculares?

Os tratamentos de canal eliminam infecções dentárias que, se não forem tratadas, podem causar problemas sérios como:

  • Infecção que se espalha para outros dentes.
  • Danos no maxilar.

Como devo cuidar de mim mesmo após um tratamento de canal?

Seu dente e gengiva passam por muitas dificuldades durante um tratamento de canal. Você pode ajudá-los a se recuperar:

  • Coma alimentos macios nos primeiros dias após o tratamento. (Pense em macarrão bem cozido, purê de batatas, queijo cottage, vitaminas e iogurte).
  • Evite mastigar o dente tratado enquanto estiver esperando pela coroa permanente.
  • Se você fuma, tente fazer uma pausa após o tratamento de canal, pois fumar dificulta a cicatrização do dente.
  • Escovar os dentes após cada refeição e usar fio dental uma vez ao dia.
  • Use um enxaguante bucal antibacteriano para manter os germes afastados.
0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *