Tipos de dor de dente
Dor de dente refere-se à dor dentro ou ao redor do dente. Dores de dente leves podem ocorrer devido a uma irritação gengival temporária que você pode tratar em casa. Dores de dente mais graves resultam de cáries, infecções ou outras condições dentárias que não melhoram sozinhas. Se você tiver uma dor de dente intensa, precisará de tratamento odontológico profissional.
Dor de dente insuportável, acompanhada de febre e calafrios, significa que você está em uma emergência odontológica . Ligue para um dentista ou vá ao pronto-socorro mais próximo imediatamente. Embora seja raro, uma infecção na boca pode se espalhar para outras áreas do corpo, incluindo o cérebro e a corrente sanguínea.

Tipos de dor de dente
Existem diferentes tipos de dor de dente, dependendo da causa subjacente. Os sintomas específicos da dor de dente podem variar, mas podem incluir:
- Uma dor surda que não passa.
- Dor de dente aguda e lancinante.
- Dor de dente latejante.
- Sensibilidade nos dentes .
- Inchaço nas gengivas.
- Dores de cabeça .
- Febre .
- Calafrios .
- Mau hálito ou gosto ruim.
Sintomas e Causas
O que causa dor de dente?
Existem muitas razões pelas quais as pessoas sentem dor de dente. As possíveis causas incluem:
- Cáries .
- Dente com abscesso.
- Dente rachado .
- Uma restauração dentária danificada (como uma obturação ou coroa).
- Ranger ou apertar os dentes (bruxismo) .
- Doença gengival .
Quanto tempo dura uma dor de dente?
Não há como saber quanto tempo sua dor de dente vai durar. Depende da causa subjacente. Por exemplo, se você tiver irritação temporária na gengiva, ela deve desaparecer sozinha em um ou dois dias. Mas se você tiver uma cárie ou abscesso, a dor pode ir e vir um pouco, mas não desaparecerá completamente.

Gestão e Tratamento
Como os dentistas tratam dores de dente?
O dentista realizará um exame e perguntará sobre seus sintomas. Ele também poderá solicitar uma radiografia dentária para verificar se há algum problema sob sua gengiva.
Existem vários tratamentos para dor de dente disponíveis. O mais adequado para você depende da gravidade da sua situação.
Remédio para dor de dente
Antibióticos e analgésicos podem aliviar os sintomas da dor de dente, mas seus efeitos são temporários. Mesmo que a infecção desapareça após o uso de antibióticos, ela voltará a menos que você trate a causa subjacente.
No entanto, enquanto você espera para consultar seu dentista, você pode tomar analgésicos de venda livre (como paracetamol e ibuprofeno ) para reduzir a dor e a sensibilidade.
Obturações dentárias
Se você tiver uma cárie pequena — ou se um pequeno pedaço do seu dente tiver quebrado — seu dentista provavelmente recomendará uma obturação dentária . Durante esse procedimento, ele removerá quaisquer partes danificadas do seu dente e, em seguida, preencherá o vazio com um material de obturação dentária resistente.
Coroas dentárias
Uma cárie ou fratura maior pode exigir uma coroa dentária . Essa “capa” em formato de dente se ajusta a todo o dente, fortalecendo-o e reduzindo o risco de danos futuros.
Incrustações ou sobreposições
Às vezes, uma cavidade ou fissura é grande demais para uma obturação, mas não o suficiente para justificar uma coroa. Nesses casos, seu dentista pode recomendar um inlay ou onlay. Esse tipo de restauração cerâmica personalizada se encaixa no seu dente como uma pequena peça de quebra-cabeça.
Terapia de canal radicular
Se bactérias de uma cárie ou rachadura invadirem a polpa do seu dente , você precisará de um tratamento de canal . Este procedimento remove nervos , vasos sanguíneos e tecidos conjuntivos inflamados de dentro do dente. Em seguida, o dentista limpará as superfícies internas do dente e preencherá a câmara pulpar e os canais radiculares com um material obturador. Na maioria dos casos, você também precisará de uma coroa para proteger e fortalecer o dente.
Extração dentária
A maioria dos dentistas prefere salvar dentes naturais sempre que possível. Mas, às vezes, isso não é possível. Se o seu dente estiver muito danificado, você pode precisar de uma extração dentária . Durante esse procedimento, o dentista removerá cuidadosamente o dente do alvéolo e limpará qualquer infecção.
Se precisar extrair um dente, converse com seu dentista sobre as opções de substituição. Após a recuperação da extração, ele poderá substituí-lo por uma ponte dentária ou implante dentário . Ele também pode fazer um dente temporário para uso até a substituição definitiva.

Existem remédios caseiros para dor de dente?
Remédios caseiros podem aliviar um pouco a dor de dente. Mas se você tiver uma dor de dente persistente, precisará consultar um dentista para tratamento.
Se você sentir dor leve, há alguns remédios para dor de dente que você pode tentar em casa:
Enxágue com água salgada
O sal é um desinfetante natural. Bochechar com água morna e sal pode reduzir a inflamação, curar feridas na boca e aliviar a dor de dente. Misture 1/2 colher de chá de sal em 240 ml de água morna. Bocheche por 30 segundos e depois cuspa.
Enxágue com peróxido de hidrogênio
Bochechar com água oxigenada também pode aliviar a dor e a inflamação dos dentes. Também ajuda a curar sangramento nas gengivas. Se você tem histórico de doença gengival, essa pode ser uma boa opção.
Nunca enxágue a boca com água oxigenada pura. Certifique-se de diluí-la em partes iguais de água. Após enxaguar, cuspa na pia. Não engula.
Bolsas de gelo
Aplicar gelo na área afetada ajuda a contrair os vasos sanguíneos e a reduzir a dor e a inflamação . Você pode enrolar um saco de gelo ou vegetais congelados em uma toalha limpa e segurá-lo contra a parte externa do maxilar por cerca de 20 minutos. Repita várias vezes ao dia.

Posso prevenir dores de dente?
Nem sempre é possível prevenir dores de dente. Às vezes, elas ocorrem por motivos fora do seu controle.
Mas há coisas que você pode fazer para reduzir seu risco:
- Escove os dentes duas a três vezes por dia usando um creme dental com flúor e uma escova de cerdas macias.
- Passe fio dental entre os dentes uma vez por dia.
- Use um enxaguante bucal antibacteriano duas vezes ao dia.
- Limite a ingestão de alimentos e bebidas açucarados.
- Visite seu dentista regularmente para exames e limpezas.
- Pergunte ao seu dentista sobre selantes e tratamentos com flúor .












Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!